quinta-feira, 3 de julho de 2014

MATÉRIAS da Edição JULHO - 2014 - Edição 080
Gazeta Valeparaibana

O que se entende por violência?
O Brasil se transformou num dos países mais violentos do planeta (hoje é o 13º no ranking internacional entre mais de 170 países). Diariamente as notícias falam de agressões, violências, linchamentos, assassinatos, mortes no trânsito etc. Impõe-se uma cruzada nacional por um país mais pacífico que possa trazer benefício para as próximas gerações.
Página 2

Pátria amada Brasil !
Começo esse artigo um pouco contrariada por ter que admitir que brasileiro adora falar mal de brasileiro e principalmente  adora falar mal de seu país. Tem uma horrível mania de achar que tudo que é estrangeiro é melhor. Uma pesquisa mostra que em dois terços dos países do mundo, o Brasil é o país escolhido para se morar. Segundo uma matéria que saiu no Estadão, o país aparece entre os “12 lugares onde moradores de 65 nações – ouvidos pelos principais institutos de pesquisa do mundo –  desejariam viver.” A mesma pesquisa, porém, mostra que a elite brasileira gostaria de morar fora.
Página 3

ONU- Organização das Nações Unidas
Após o fracasso da Liga das Nações (1919-1946), uma instituição criada em circunstâncias similares durante a I Guerra Mundial, em 1919...
Página 4

Conflitos de uma adolescente
Com quase 12 anos e entrando na adolescência, o corpo começando a mudar, hormônios em turbulência e com sentimentos confusos veio até a mim para chorar. Os pais em meio a tantos problemas me pediram para com a menina conversar.
Página 5

Que tipo de sentimento vem sendo predominante em sua vida?
Observe um pouquinho a realidade, a sua vida... o mundo... os noticiários que diariamente você acompanha. As dificuldades e preocupações que você vem enfrentando em família, no trabalho, na vida afetiva ou em outros setores.
Página 6

Contos, Poesias e Crônicas
Poesia é um gênero literário caracterizado pela composição em versos estruturados de forma harmoniosa.
Página 7

A toxicologia ambiental
Estima-se que 2 milhões de pessoas morrem a cada ano devido à inalação de partículas finas em ambientes fechados e externos. Apesar dos limites estabelecidos (Padrões primários de Qualidade do Ar – objetivando a salvaguarda da saúde pública), existem muitas incertezas envolvidas, especialmente quanto à exposição ambiental múltipla a outros agentes químicos, e  à composição do material particulado, que a depender das fontes e interação entre poluentes, pode conter aderidos às partículas agentes radioativos ou carcinogênicos.
Página 8

É livre a manifestação do pensamento desde que pense igual a mim.
Antes de qualquer reflexão, leia o Artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.
Página 9

Férias! Este assunto agrada a todos
As férias devem ser encaradas como uma meta, pois o ser humano precisa de folga após um longo período submetido a muito trabalho, cansaço e acúmulo de estresse.
Página 10

A saga da educação brasileira
"Na década de 30 do Século 20, foi criado o Ministério da Educação e isso era um avanço para a época, uma vez que a partir dali iria haver um direcionamento para todo o país"
Página 11

Política Nacional de Participação Social
DECRETO: 8.243/14
Segue provocando enorme polêmica o decreto 8.243, editado pela presidente Dilma, criando o “Sistema Nacional de Participação Social”. Podemos nos perguntar os motivos para medida deste jaez a poucos meses da eleição, ou até se a iniciativa estaria revestida de caráter autoritário. Antes disto, no entanto, é preciso debater a própria natureza da questão, afinal seria legítimo criar instâncias de diálogos dentro do governo, ampliando a participação da sociedade no executivo? 
Página 12

O que é felicidade?
O que é ser feliz segundo os grandes filósofos do passado e do presente
Página 13

A formação da República
Nas últimas décadas do século XIX o regime monárquico viveu um processo constante de crise, refletindo o surgimento de novos interesses no país, associados a elite cafeeira, aos militares, às camadas urbanas e aos imigrantes, que representavam a nova força de trabalho. 
Página 14

HISTÓRIA - Indígenas
A História dos povos indígenas no Brasil, ou primeiros habitantes dessas terras, poderia ser contada de diversas maneiras e sob várias ópticas.
Leia: Página 15

Amália Rodrigues - Biografia
É a quinta  filha de uma prole de nove irmãos. Vicente e Filipe, os mais velhos. A mortalidade infantil é grande e a pneumônica alastra:
Página 16

Conheça... Leia... Baixe em PDF ou leia a revista online: