sábado, 31 de agosto de 2013

Gazeta Valeparaibana - Setembro 2013

DESTAQUES da Edição de Setembro Edição 070
Gazeta Valeparaibana

Pagina   1: Amazônia
Pagina   2: Cronica e o Projeto Formiguinhas
Página   3: História e Atualidade
Página   4: Semana da Pátria
Página   5: Política e Cidadania
Página   6: Notícia comentada da Educação
Página   7: Página Literária
Página   8: A CERCA (conto verídico) Parte IV
Página   9: Aprovar ou reprovar
Página 10: A Engrenagem
Página 11: O Velho ranzinza (Poema Real)
Página 12: Socializando ideias
Página 13: INCLUSÃO - Sobre as APAE
Página 14: Educar não é opinião
Página 15: Nossos Filhos x Educação
Página 16: As ruas movem o Brasil

E muito mais... Experimente! É diferente...
Destaques:
Parem o moinho, prendam os moleiros
 Darcy Ribeiro (1922-1997), no livro O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil (São Paulo: Companhia das Letras, 1995), incluiu um capítulo denominado Moinhos de gastar gente.
Independência do Brasil
1º de setembro, dia que começam as comemorações da Semana da Pátria que tem seu apogeu no dia 7 de setembro, data que Comemora- mos a Independência do Brasil.
É uma ocasião propícia para se falar sobre Cidadania. Como podemos exercer nossa cidadania?
ESTADO LAICO/ESTADO SECULAR/ ESTADO LEIGO
Laico, palavra que, segundo o dicionário Aurélio, é sinônimo de leigo, e o termo "leigo" deriva do Latim "laicus"  do Grego "laikós", ou seja, que não pertence ou não está sujeito a nenhuma religião.
NOTÍCIA - Educação
O novo processo de seleção para os 1.450 diretores é mais uma das políticas públicas da Secretaria da Educação para que esses servidores aprimorem suas funções.
É importante esclarecer que o principal objetivo é o caráter formativo da ação e não o foco punitivo.
REPROVAR OU APROVAR?
Eis a questão!
Desde que o prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad, anunciou algumas reformas na educação, temos acompanhado e participado de alguns debates. Sob a alegação de que a “aprovação automática não estava dando certo”, a reforma prevê a diminuição dos ciclos para que as reprovações ocorram nos 3º, 6º, 7º, 8º e 9º anos.
Primavera
O movimento de translação (deslocamento da Terra em torno do Sol), juntamente com a inclinação do eixo terrestre em 23°27’ em relação ao plano orbital, é responsável pela variação de energia solar que atinge a superfície terrestre em uma determinada época do ano. Esse fenômeno é responsável pelas estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.
A primavera é a estação do ano que tem início com o fim do inverno. No Hemisfério Sul, a primavera começa no dia 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro; no Hemisfério Norte, essa estação inicia no dia 22 de março e termina em 21 de junho.
A principal característica da primavera é o reflorescimento da flora, sendo considerada a estação mais florida do ano. Esse período é marcado por belas paisagens formadas pela natureza, com uma grande diversidade de flores, tais como orquídeas, jasmim, violeta, hortênsia, crisântemo, entre outras.
 Crônica do mês

Baixe: www.gazetavaleparaibana.com/070.pdf